quinta-feira, 4 de julho de 2013

O Novo Valongo, do que se trata



Os posts que os leitores vão ler no blog foram escritos pelos alunos de "Edição", do curso de Comunicação Social da PUC-Rio, no 1º semestre de 2013. Tentei sensibilizar a nova geração sobre a importância de ir para rua, observar, pesquisar, entrevistar e, finalmente, escrever uma reportagem. Muitos entenderam e realizaram um bom trabalho. Outros, mais preguiçosos ou atarefados, reconheço, optaram pelo trabalho mais  burocrático, feijão-com-arroz. Mesmo assim, acho que os leitores terão uma diversidade de informação sobre a região do Porto Maravilha.






     Vista da Gamboa – Abraham Louis Buvelot (1814-1888)

   Cemitério dos Ingleses situado na Gamboa, 1847. Joseph Alfred Martinet (1821-1875). Pintor e litógrafo francês. In “História dos Bairros. Zona Portuária”. Editora Index, .1987


A Prefeitura do Rio está investindo muito nessa área, mas, meu objetivo não era fazer propaganda política. E sim montar um painel da história da cidade desde o século XVII. O Morro da Conceição, como ponto de defesa da cidade e o berço do samba, o Valongo, como mercado de venda de escravos, o Cais do Valongo e o da Imperatriz, as obras do Pereira Passos, a descoberta do cemitério dos escravos.

Trata-se de uma maravilhosa viagem no tempo e no espaço.
Aproveitem e escrevam o que acharam. Não deixem de ver a continuação dos posts em páginas sucessivas.
Abraço
Rose Esquenazi
Pintura dos moradores próxima à Pedra do Sal. Foto R. Esquenazi


Nenhum comentário:

Postar um comentário